segunda-feira, outubro 10, 2005

UM APARTAMENTO MODERNO.

Tudo aqui começou com as cadeiras da sala de jantar. “Foi amor à primeira vista” diz a proprietária.”Vi e fiquei encantada com elas. Já as conhecia de uma Casa Cor em São Paulo. A cor, o material, o designer. São a minha cara”.
A partir disso Kiti Petersen desenvolveu o projeto. As cadeiras, design de Philippe Starck, em acrílico vermelho e aço, são as estrelas maiores e tudo girou em torno delas. A mesa de aço e vidro, muito simples, de linhas retas, contrasta com a sua sinuosidade e transparência, fazendo a composição perfeita. Toda a sala de jantar é duplicada pelo espelho enorme da parede. “ Um pouco do vermelho, no alto, em vidro pintado, trouxe equilíbrio na cor e levantou a sala. Além do efeito geométrico causado pelo espelho, o vidro, a mesa e a luminária pendente ao centro”-diz a arquiteta.
O apartamento é uma cobertura e tem uma vista especial da cidade. Isso também foi respeitado não se usando cortinas. Para o estar, um sofá de desenho moderno em lezard preto compõe com poltrona do mesmo modelo em seda vermelha. O granito escuro do piso deu um realce para o tapete claro. “O quadro de Sebastião Salgado quebra a unicidade de cores, acrescentando movimento e dinamizando o ambiente” - afirma Kiti Petersen -” Quanto ao mobiliário tudo em linhas retas e sóbrias, nada que dispute as atenções com o modelo côncavo das cadeiras. A idéia è a limpeza de detalhes. Fazer do menos sempre mais. Aliar a sobriedade ao atrevimento.”
Um móvel todo em vidro, desenhado pela arquiteta, serve de aparador e bar. Ainda uma chaise-longue Le Corbusier oferece um cantinho de descanso.
Um projeto para uma família jovem e com hábitos modernos, que gosta de receber amigos com beleza e conforto.

Movéis e Tapete– MS Casa, MS Design
Quadros – Visual Galeria
Luminária- Highligth
Objetos – Specialittá- Atelier da Sandra
Almofadas – Cotidiano – Home Decor.
Aparador em vidro - Oficina Gerôncio.
Arquiteta - Kiti Petersen
Faculdade Arquitetura I.M.L. - Rib.Preto - SP.

Philippe Starck

Nasceu em 1949 em Paris e estudou na Escola Central de Artes Decorativas (École Centrale des Arts Decoratifs).
Com 20 anos, dirigiu um escritório produzindo casas infláveis. Arquiteto e designer, continuou decorando ambientes, criando fachadas e construindo casas com arquitetura moderníssima.
Faz parte do time de designers do renomado Giovanni Alessi desde a década de 80, criando uma infinidade de objetos como o espremedor de frutas cítricas “Juici”- uma de suas mais famosas e polêmicas peças, a escova de dentes “dr. Kiss”, além de rádios inovadores, pratos, penduradores para a cozinha, escorredor de massas, luminárias e tigelas. Tudo muito colorido e com muito humor.
Atualmente mora entre Paris, Nova Iorque e Veneza e viaja pelo mundo para concretizar seus projetos.
Philippe Starck é “ídolo” entre os projetistas de produto e, sem dúvida, um designer que marcou este final de século XX.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Pelo currículo do francês, sua casa deve estar, no mínimo aconchegante!!! ;)

quarta-feira, outubro 12, 2005 1:24:00 PM  

Postar um comentário

<< Home