terça-feira, setembro 13, 2005

O ATREVIMENTO DA COR

O atrevimento da COR

Hoje em dia a moda em interiores é o atrevimento. Aquele beginho básico, que a gente usa com certeza de nunca errar, pode, e deve, vir contrastado com cores fortes. Ambientes cleans, outra coisa que também está em moda, exigem criatividade dobrada. É preciso saber dosa-los e as tintas vem em auxilio do arquiteto. Recurso relativamente fácil, o uso da cor em paredes permite uma diversidade sem um custo muito alto, além de caracterizar um ambiente e personaliza-lo.
“-Adoro a cor” - diz Wilma Nogueira, arquiteta. “Ela dá alegria a um ambiente. Sempre destaco alguma parede, crio um contraste, acrescento um brilho a mais. Cores podem valorizar volumes e perspectivas ou delimitar ambientes.”
Temos inúmeras marcas de tinta de qualidade e Manaus oferece todas as escolhas. Antigamente tínhamos que nos prender às cores dos catálogos. Felizmente não é mais assim. As boas lojas estão aparelhadas com máquinas tintométricas que oferecem ao cliente uma gama infinita de tonalidades. E se, depois de olhar todas, você ainda quiser uma variação, técnicos especializados, com certeza, elas vão encontrar a sua cor.
É sempre importante lembrar que as boas tintas não mudam de cor, mas o ambiente onde são aplicadas pode apresentar uma sensação de alteração de tom. O número de demãos, a textura da superfície,o tamanho do ambiente, incidência de luz e as cores usadas no mobiliário, são variáveis que podem interferir no efeito desejado. Para evitar problemas é sempre muito importante um teste antes da aplicação definitiva. Compre um 1/4 de galão e aplique na parede em questão com o número necessário de demãos e analise a tonalidade nos períodos da manhã, da tarde e da noite. Só depois disso compre a quantidade total. Seu arquiteto ou decorador já deve ter em mente o que será usado no mobiliário e será a pessoas mais importante a ser ouvida. Harmonia é fundamental.
“ A diversidade cromática deixa a casa mais viva e aconchegante. Um caminho é apostar em cores da mesma família do círculo cromático. Outro é trabalhar com cores opostas e complementares., sempre com a mesma saturação e luminosidade.” - são palavras de Kiti Petersen, arquiteta
Fachadas coloridas além de serem bonitas ainda acrescentam a vantagem de esconder um pouco a sujeira. E em uma terra onde chove à cântaros , isso deve ser levado em conta. Tintas de boa qualidade se mantém,inalteradas, por muito mais tempo. Tente nunca modificar sua tinta com aquelas misturas amadoras para se obter um novo tom. Lembre-se que as tintas tem vários componentes químicos estrategicamente equilibrados, justamente para que sejam duráveis, não apresentem manchas e mantenham o brilho por mais tempo. Alterar isso é um grande risco. Volte até a loja e procure um técnico. As máquinas modernas estão aí para lhe prestarem esse seviço.
A cor, quando usada no mobiliário, deve ser vista também como uma forma de destaque. Concentrá-las em peças menores, como poltronas ou puffs, objetos ou almofadas é uma forma de aquecer um ambiente sem cansar muito. Além de que, é muito mais rápido e barato você dar uma remodelada na decoração trocando peças fáceis do que mexendo no revestimento de um sofá enorme. No fundo sua casa é um cenário,e como todo cenário deve ter mobilidade para transformar-se rapidamente e com baixo custo.
Lembre-se que áreas sociais pedem cores quentes e áreas intimas as frias. Quartos devem ser repousantes e suaves, ambientes de longa permanência devem ser mais neutros que os de curta. No quarto de dormir experimente pintar a parede da cabeceira da cama. Se consegue um destaque sem incomodar a pessoa quando deitada.
Silvana Borges, marchande e designer de interiores afirma: - “As cores têm um papel fundamental na decoração, pois são as responsáveis pela mágica da transformação. Atuam diretamente em nossas reações emocionais, e conferem ao ambiente diferentes sensações; porém, é importante cautela em suas escolhas, para que o ambiente consiga refletir a personalidade e os anseios do cliente em um ambiente equilibrado e bem planejado"
Cores bem usadas tem o poder de estimular, alegrar e relaxar. Daí sua importância na moda, nas artes, na decoração e na vida.
Vera do Val Grobe
rosebud.rose.bud@uol.com.br - www.rosebud.rose.bud.zip.net
Edição 3 de setembro de 2005 - Correio Amazonense.