terça-feira, setembro 13, 2005

Arte na parede


Na hora de pendurar quadros use seu bom senso

Todos nós queremos viver em espaços agradáveis e de bom gosto e quadros nas paredes sempre criam um certo requinte ao ambiente. Hoje em dia se pode usar desde telas, gravuras, fotografias, espelhos e até tapetes ,criando composições harmoniosas.
Para isso é preciso prestar atenção a algumas regrinhas básicas. Pinturas em tela ou madeira são geralmente mais valiosas e merecem lugar de destaque em salas, halls e até quartos. Gravuras de boa procedência podem acompanha-las e darem um toque especial àquela parede perdida entre duas portas. Os espelhos são também muito usados para ampliar espaços estreitos e criar profundidades e luminosidade. Aqui valem desde pequenos e delicados que funcionam quase que como quadros até os enormes que transformam uma pequena sala de jantar em residência palaciana. Já as fotografias , por serem uma coisa que diz mais a família, devem sempre se restringir a áreas mais intimas.
O lugar certo do quadro é ao nível dos olhos, mas valem composições mais ousadas. Podemos abandonar o tradicional quadro central sobre o sofá para desloca-lo para uma lateral fazendo o equilíbrio do outro lado com uma luminária alta, por exemplo. Quadros de tamanhos variados podem criar uma harmonia agradável quando compostos entre si. Você pode, antes do prego e do martelo, fazer uma composição no chão e observar o efeito. Cuidado para não brigar cores fortes demais, volumes ou molduras muito sofisticadas. Vale lembrar que a simplicidade é sempre o caminho mais seguro. Use sua sensibilidade.
Em salas pequenas um quadro de bom tamanho foca as atenções e é suficiente para levantar o ambiente, a colocação de varias telas pequenas poluiria muito o local. Temos no mercado pequenos focos de luz especiais que podem ser usados, sem susto, para valorizar sua obra de arte.
Mas o mais importante em tudo isso é que não se deve adquirir um quadro só pelo seu valor ou porque o pintor está na moda. Ele deve significar alguma coisa que te agrade. Tem que gostar dele, e ele, na sua parede, deve conversar com você. Quem tem uma casa decorada com objetos que possuam significado e dos quais gosta irá sempre sentir-se reconfortado quando voltar triste, ou depois de um dia difícil.
Vera do Val Grobe - rosebud.rose.bud@uol.com.br
Edição 21 de Agosto de 2005 - Correio Amazonense.