terça-feira, setembro 13, 2005

RECEITA DE COZINHA


Planejamento, o segredo da funcionalidade.

Todo mundo quer uma cozinha agradável e que funcione. Antigamente elas eram maiores e só tínhamos o fogão e a geladeira. Hoje os espaços são menores e lá estão também freezer, lava louças, micro-ondas e outras parafernálias, daí a necessidade de um planejamento eficaz para que cada cantinho seja bem aproveitado. Soluções inteligentes, o grande segredo! Para isso nada melhor que um profissional especializado.
Ainda na construção não se pode esquecer de alguns fatores: luminosidade e ventilação natural, uma boa instalação elétrica e hidráulica e materiais de fácil manutenção e limpeza. Normalmente as pessoas só pensam nos seus eletrodomésticos depois das paredes revestidas. É um quebra-quebra e um gastar duas vezes. Ou então acabar por deixar aquele liquidificador equilibrando-se na beirada da pia, ou o fio do micro-ondas enfeitando a parede. Uma cozinha perfeita deve ser projetada com a maior antecedência possível. Além do óbvio ponto de água da pia, não se pode esquecer das lava louças e de algumas geladeiras, as que fazem gelo. Estas exigem uma saída de água e, importante, filtrada.
Luz, luz e mais luz. Cozinhas devem ser claras. Grandes janelas dispostas estratégicamente. Quanto mais claros forem os revestimentos de parede, a cor dos armários e do piso menos energia elétrica você vai gastar. O branco reflete luz diminuindo o número de lâmpadas necessárias, além de provocar uma sensação maior de limpeza e frescor.
Não se esqueça também do sistema de exaustão. Diminuir a quantidade de fumaça e gordura é vital. Alguns sistemas exigem dutos embutidos, outros não. Coifas, depuradores e purificadores devem ser estudados com cuidado e usados conforme suas necessidades.
A distribuição das bancadas é outra coisa importante. Fogões espremidos, sem bancadas laterais é um problema quando se vai tirar uma panela do fogo ou mesmo pousar uma escumadeira. A maioria das pessoas é destra e a bancada da direita é imprescindível. Use granito ou aço inox. São materiais resistentes e de limpeza fácil. Bancadas de azulejos são muito bonitas mas nada higiênicas.
Piso e parede merecem atenção especial. Boas cerâmicas vitrificadas,ou mesmo o granito podem ser o piso da sua cozinha. Ambos oferecem limpabilidade e resistência a abrasão. O porcelanato já exige uma atenção especial visto que, a grande maioria deles, tem uma pequena absorção e pode manchar quando em contato com líquidos de baixa viscosidade.
Cozinha planejada, casa semi pronta , é hora de pensar nos armários.. Você deve decidir se prefere seus armários suspensos ou apoiados no chão. Eu, particularmente, gosto de evitar os suspensos. Acho que embaixo deles ficam aqueles vãos que são perfeitas cavernas do Batman. Só servem para que as coisas, que caem ao chão, desaparecerem nas suas profundezas, para que quando se lava a cozinha tirar a agua de lá seja uma façanha hercúlea, ou para refúgio daquela barata desesperada que a gente sempre acaba por surpreender à noite, tranqüilamente, fazendo a festa na nossa cozinha. Se vai optar por apoiá-los é preciso que isso seja decidido antes de assentar o piso. A empresa escolhida deve fornecer um projeto de levantamento dos apoios.
Manaus tem uma grande gama de opções. Todas elas, desde as marcas mais sofisticadas até as mais simples oferecem um bom técnico em planejamento. Basta você expor suas necessidades e terá um belo projeto. Mas não se engane. A presença do seu arquiteto ou decorador é fundamental. Só ele conhece, já com intimidade, suas expectativas e desejos. Saberá como ninguém orientar e dirigir a empresa escolhida.
E agora, casa nova , uma cozinha especialíssima, é hora de convidar os amigos para aquela feijoada que só você sabe fazer.
Edição 21 de Agosto de 2005 - Correio Amazonense.