segunda-feira, outubro 10, 2005

MÁRMORE OU GRANITO ?


Desde o tempo dos gregos e da Roma clássica que, em áreas residenciais, o mármore é sempre o piso mais sofisticado. Sua suntuosidade e tonalidades suaves, são sempre o requinte maior em qualquer ambiente. O granito, também imponente, mas de nobreza menor, é mais indicado para áreas de tráfego alto, prédios comerciais de luxo, grandes bancos, recepção de hotéis etc. De uns tempos para cá, talvez pelo seu menor custo, o granito tomou conta das casas e apartamentos, saindo das cozinhas e banheiros e indo, majestosamente, para salas e espaços mais nobres.
A duração dos granitos é quase a mesma para os vários tipo e sempre maior que a dos mármores, mais frágil e delicado.. O que vai interferir é a manutenção. Granitos escuros tem resistência maior ao alto tráfego, mas em compensação, neles, a perda de brilho e o desgaste ficam mais aparentes. No caso dos mármores, as variedades com alto teor de dolomita, como o Branco Espírito Santo são sempre mais resistentes que as compostas por calcita( caso da maioria dos importados) Sempre ouço uma afirmação que me faz pensar: “prefiro o granito pela sua longa duração.” Então eu me pergunto: Porque quero um piso que dure mais de duzentos anos se eu não duro nem cem?
O que garante a beleza deles é a boa manutenção. Tanto para mármores como para o granito não se pode usar produtos agressivos, como água sanitária, cloro, ácido muriático e amoníaco. Eles podem manchar, perder o brilho e até corroer as pedras. Na obra os removedores químicos sâo proibidos, granitos podem ser limpos com palha de aço muito fina e mármores com espátulas e vassoura de pelo. No dia a dia prefira pano úmido ou detergente neutro incolor.
O preço de ambas as pedras depende da origem, cor, porosidade, frequencia na natureza e outros fatores. Você não deve nunca esquecer que, tanto o granito como o mármore, são obras da natureza, e em sendo assim, a procedência deles tem singular importância. É muito comum encontrarmos pedras que, à olhos leigos, parecem absolutamente iguais e com preços completamente diferentes. Isso nos leva, precipitadamente, a concluir que se trata de má fé ou delírio do fornecedor. Na grande maioria das vezes não é. Pedras similares e de origens diferentes tem qualidades e valores diferentes. Em uma mesma rocha as partes mais superficiais são sempre de dureza inferior. Terão também preço inferior. Vão ser mais frágeis que as de natureza mais profunda. Portanto a diferença de preço que temos no mercado para granitos e mármores, similares, depende exatamente da qualidade deles. Aquela aparente pechincha pode ser, na verdade, gato por lebre.
Compre sua pedra em marmorarias confiáveis e que lhe dêem garantia. E que também possam lhe oferecer acabamentos de qualidade. Não adianta nada uma sala toda maravilhosa, com um granito de segunda linha, sem brilho e mal acabado. Ou uma bancada muito chique de banheiro com bordas mal polidas e grosseiras. Muito importante também é adquirir sua pedra onde possam lhe oferecer todo o complemento dela. Rodapés, soleiras, bancadas sobre medida. Para isso evite trazer o material de fora. Adquira seu produto aqui. Por melhor que seja, o fornecedor distante jamais fará suas peças sob medida com a justeza necessária, ou oferecerá as garantias exigidas por um investimento tão alto.

O que são mármores e granitos
Rochas são agregados de um ou mais tipos de minerais. O tamanho e a disposição deles (aspecto) dependem de sua formação
O termo rochas ornamentais é um nome comercial para designar as rochas passíveis de polimento, sendo assim, granitos são todas as rochas não carbonáticas e mármores são as carbonáticas. Os outros materiais como: ardósia, pedra mineira e pedra miracema são conhecidos simplesmente por pedras.
Os mármores são rochas metamórficas constituídas principalmente por minerais de calcita. Já os granitos são rochas ígneas constituídas principalmente por minerais de quartzo, feldspato e mica.
Os minerais de calcita são facilmente atacados por soluções ácidas, além de serem mais frágeis e de dureza menor do que os minerais constituintes dos granitos. O quartzo e o feldspato são aproximadamente duas vezes mais "duro" (resistência relativa ao risco) do que a calcita.

Como se formam e como ocorrem na natureza

Aprenda a distinguir mármores de granitos O método mais simples é riscando a superfície lisa da rocha com metal: o mármore é riscado e o granito não. Este fato se dá em função da dureza relativa dos minerais constituintes das rochas.
Os mármores são constituídos principalmente por calcita ( mineral de dureza 3 - escala de Friedrich Mohs), portanto pode ser riscado por metal.
Os granitos são constituídos principalmente por feldspato e quartzo ( minerais de dureza 6 e 7, respectivamente), e não podem ser riscados pelo metal, mas riscam o vidro e são riscados por outro mineral de dureza superior.
Os travertinos são rochas calcárias de sedimentações químicas, formadas pela combinação de bióxido de carbono com carbonato de cálcio em solução.

Tipos de acabamento

São responsáveis pela textura final do material, seja mármore ou granito feitos
em diferentes processos. Para escolher, leve em conta não só o aspecto da peça, mas sim, verifique a indicação do fornecedor para o seu uso.
Polido - Liso e brilhante, feito a partir de lustração tanto em mármores como granitos. É escorregadio em contato com a água.
Bruto - Sem nenhum tipo de acabamento, se apresenta com as características naturais. É serrado nas dimensões e espessuras usuais ou sob encomenda.
Flamejado - Feito a base de fogo, dá um aspecto rugoso e ondulado. É indicado somente para granitos com espessura igual ou superior a 2,0 cm. Por isso, é indicado para áreas externas devido à propriedades antiderrapantes.
Apicoado - Feito a partir de impactos, dá um aspecto poroso e uniforme às pedras. É indicado somente para granitos com espessura igual ou superior a 2,0 cm e para áreas externas devido à propriedades antiderrapantes.
Jateado - É feito a partir de jatos de areia, que dão aspecto opaco às pedras. Usado tanto em mármores e granitos e indicado para áreas externas.
Levigado - Usado tanto em mármores como em granitos, trata-se de um acabamento semi-polido, adequado a áreas internas e externas.

Vera do Val Groberosebud.rose.bud@uol.com.br - http://www.rosebud.rose.bud.zip.net/
Edição 24 de setembro de 2005 - Correio Amazonense.