terça-feira, setembro 13, 2005

LAZER SOB MEDIDA.

Quem não quer uma varanda enorme e sombreada, uma churrasqueira daquelas que não enchem o ar de fumaça, uma piscina bem azulzinha,redes macias, sombra e agua fresca?

Todo mundo quer.
Agradáveis áreas de lazer são um sonho de consumo comum a todos nós. Cuidadas e planejadas com o mesmo carinho e atenção dedicado a todo o resto do projeto da casa, acabam por se tornar o núcleo de convivência da família. Em uma cidade como Manaus, onde o sol é inclemente, e que chove faz sem economia nenhuma, grandes varandas são indispensáveis.
Uma área de lazer tem sempre duas grandes estrelas: a piscina e a churrasqueira.
Onde está o segredo da carne macia? No planejamento dessa churrasqueira. É fundamental que o calor seja produzido pelas brasas e não pela chama, e isso se obtém com um bom dimensionamento dela. As medidas variam de acordo com o tamanho da família e dos espaço disponível, embora as mais comuns sejam de 1,20m de comprimento, 80 cm de profundidade e 1,60 de altura, sem a coifa e a chaminé.
Quanto maior a quantidade de carvão mais longe dele deve ficar a carne, por isto a importância do sistema de graduação de altura das grelhas. Algumas delas ainda contam com o auxílio de um motor para espetos giratórios. Atenção para o tipo de material a ser usado.-”Acho essencial o uso de aço inox em toda a ferragem que entre em contato com o alimento” - diz Roberto Moita, arquiteto - “Isso permite uma higiene perfeita”.
.
Modelos pré fabricados podem ser encontrados em diversos tamanhos e sua instalação é bastante rápida, mas se você preferir a de alvenaria pode executá-las mais ao seu gosto. De qualquer forma, pré fabricada ou construída, a churrasqueira não dispensa uma cobertura para que o mau tempo não prejudique seu funcionamento,e o estar ao lado dela seja agradável.
O grande estraga prazer de um bom churrasco é a fumaça, provocada não pelo carvão mas pela gordura das carnes que caem sobre as brasas. Evita-se o problema usando grelhas com canaletas para escorrer o líquido. Mas nunca se esqueça que coifas e chaminés são indispensáveis em qualquer projeto. Para garantir o máximo de eficiência a boca da chaminé deve ter no mínimo 35 cm de abertura e a saída acima de 2,0 m da cabeça das pessoas.
Tijolos e rejuntes refratários de boa qualidade são essenciais.-” O isolamento térmico deve ser considerado em função do conforto. Uso sempre duas camadas de refratários. Isso diminui a transferência de calor para quem opera a churrasqueira.” -afirma Moita.
Churrasqueiras compactas também estão aparecendo nas cozinhas, principalmente em grandes apartamentos, embora seja preciso que o prédio tenha um duto para fumaça. Nos grandes centros isso já faz parte do projeto das construtoras, e, em residências, as empresas especializadas dispõem de soluções práticas, oferecendo churrasqueiras acopladas ao projeto geral.
A escolha do piso da sua área de lazer também tem importância vital. Nada que absorva gorduras deve ser usado. É o grande perigo das pedras naturais. Devem ser evitadas próximas à área da churrasqueira. Ali só pisos impermeáveis e laváveis. O mesmo cuidado deve ser tomado com o espaço exposto ao sol e beiras de piscina. Não se pode usar nada que absorva calor ou que seja derrapante. Nesse caso as pedras naturais são uma boa idéia. A mais usada é a pedra São Tomé, ou a Carranca. A vantagem da São Tomé é que ela aceita boleados e isso vai permitir uma borda de piscina muito mais confortável. A desvantagem das pedras naturais é que encardem com o tempo e tem que ser limpas com xampus especiais . Esses xampus, embora muito eficientes, contém ácidos, que, se escorrerem pelo jardim, acabam por matar as plantas das bordas. Se não forem manejados com extremo cuidado, em alguns casos, podem até manchar pisos limitrofes, As grandes cerâmicas, como a Portobello, oferecem produtos especiais, porcelanatos que imitam pedra, e ainda tem a enorme vantagem da não absorção. Bordas arredondadas para a piscina também são encontradas em lojas de piso e parede.
A possibilidade de um belo jardim não pode ser desprezada. O verde ajuda na descontração além de tornar o lugar mais bonito. Muros muito claros ofuscam, lembre-se disso ao escolher a cor do seu. Evite o branco, principalmente aqui em Manaus. Branco exposto ao sol arde nos olhos. Use cores queimadas.
Talvez você não possa ter tudo de uma vez só, mas pode fazer aos poucos, curtindo cada fase. E um belo dia está tudo lá. É só mergulhar.
Vera do Val Grobe
rosebud.rose.bud@uol.com.br - www.rosebud.rose.bud.zip.net
Edição 3 de setembro de 2005 - Correio Amazonense.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Bom...de churrasqueira eu só entendo o uso....rs
parabéns pela casa nova.
Bj.

quarta-feira, setembro 14, 2005 7:38:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Boa Sorte com o novo Blog, Vera. Abrs.

quarta-feira, setembro 14, 2005 3:12:00 PM  

Postar um comentário

<< Home