terça-feira, setembro 13, 2005

SINFONIA DE AZUIS


Os azuis se misturam nessa paisagem de beleza sem par, criando um cenário de sonho.

Benedito Abbud, arquiteto e paisagista, criou uma obra de arte. Explorando, com excepcional sensibilidade, a beleza do Rio Negro e do nosso céu sem igual, conseguiu captar toda a magia do Amazonas. A piscina do Tropical Business é um mundo à parte, em que sonhamos iaras e botos, e podemos contemplar, ao entardecer, estarrecidos, o espetáculo do Negro engolindo o sol. Pra quem ainda não viu vale a visita. Ela bordeja o rio, quase a tocá-lo em um namoro impudico, entre seu azul límpido e esfuziante contrastado com as aguas escuras e densas. Um casamento perfeito. Abbud usou materiais simples, cerâmicas rústicas e iluminação cuidadosamente planejada. O espetáculo noturno não perde nada para o diurno; o jardim, ressaltado por efeitos especiais de luz, disputa com a paisagem todas as atenções. De desenho sinuoso,a piscina, em forma de meia lua, lembra um cenário de filme fantástico.
Foi pensando em capturar as águas do Negro e levá-las para dentro do Tropical Business Manaus que Abudd concebeu esse projeto.
“A concepção envolve toda uma relação com a Amazônia e com a natureza que nos envolve.”, - diz o arquiteto. “ A piscina mais antiga do Hotel Tropical reverencia a mata, é mais voltada para a idéia da floresta, em ponto algum se enxerga a água. O projeto do Flat tem outro enfoque. Ele reverencia as águas do Amazonas. A borda infinita foi um recurso usado para aproximar o rio da piscina. Não foi um projeto de fácil desenvolvimento visto que o Negro tem uma variação de 18 m entre as estações de seca a cheia.” Para a parte construtiva contou-se com a reconhecida competencia da Gafisa Construtora.
Além da piscina temos uma fonte no acesso principal e , após a passagem do lobby, um grande espelho d'água que utiliza a própria água do Negro com sua fauna e flora. Junto a ele foram projetadas ilhas de estar para contemplação da paisagem, descanso e alimentação.
A água da piscina muda de cor conforme a luz do céu, em uma sinfonia interminável de azuis.
O projeto vai representar o arquiteto na Bienal Internacional de Arquitetura, evento mais importante do Brasil no gênero, que acontece em São Paulo em outubro.

O uso cuidadoso da iluminação ressalta ainda mais a magia da paisagem.

Vera do Val Grobe

rosebud.rose.bud@uol.com.br - www.rosebud.rose.bud.zip.net

Fotos Célio Jr

Edição - 10 de setembro de 2005 -Correio Amazonense