segunda-feira, setembro 26, 2005

A INTIMIDADE DOS BANHEIROS


A cada dia que passa os banheiros ficam menores; já vai longe o tempo em que eram verdadeiras salas de banho. Hoje, a maioria deles é minúscula. As salas aumentaram, o espaço de lazer tem merecido mais cuidado, apareceram as salas de tv, e os banheiros ficaram espremidos. Quando chega a hora dos acabamentos é preciso uma atenção especial no sentido de se usar todos os truques possíveis para ampliar o espaço.
As cores devem ser, sempre, com predominância do branco. A cor ideal. Além de dar uma sensação de frescor e limpeza , ainda torna os espaços maiores. Cores mais fortes são sempre um risco. A menos que se tenha um banheiro grande, elas vão aprisionar o espaço e torná-lo mais reduzido ainda.
O mercado oferece uma grande quantidade de faixas, tozetos,frisos, molduras e detalhes para banheiro. As faixas, já prontas e com desenhos variados, estão sendo substituídas, cada vez mais, por peças mais personalizadas. O uso das pastilhas, tanto as de vidro, o grande sucesso do momento, como as de porcelana, tem aparecido de infinitas formas. Podem ser detalhes ou podem ocupar o lugar dos azulejos, mais tradicionais. No piso é uma idéia interessante e de efeito,ou, recortadas, em faixas, se tornam rodapés, rodameios ou rodatetos. E a opção de medidas e cores é imensa. Algumas lojas da cidade já oferecem pastilhas de vidro estampadas de rara beleza.
Os azulejos muito grandes ficam bem em espaços grandes. Um banheiro pequeno com peças enormes causa um afeito um pouco estranho. Medidas menores são mais aconselháveis. Eu, particularmente, acho que o azulejo ideal ainda é o tradicional 20x20cm. É uma solução perfeita e barata e você pode gastar mais um pouquinho comprando um enfeite mais sofisticado e obter um resultado maravilhoso. Na ultima FEICON , em São Paulo a grande novidade foram os azulejos cobertos por uma camada grossa de vidro chamada vetrosa. São peças em formato 20 x20 cm, delicadas, simulando as artesanais, e de efeito visual muito bonito. Já podem ser encontrados em Manaus.
Tozetos ou insertos são aquelas peças pequenas, no máximo 5x5cm, que são colocadas no encontro das arestas dos azulejos, emprestando graça toda especial para a parede ou piso. O grande inconveniente deles é que os azulejos devem ser cortados e nem sempre se tem mão de obra de qualidade.
Alguns fornecedores, como o sofisticado Studio Elle Due, representado em Manaus pela Piso e Parede, atendem projetos personalizados. Tanto desenhos, como cores podem ser encomendados ao gosto e necessidade do cliente. Peças em relevo, azulejos já recortados para insertos, estampas exclusivas, fazem parte desses produtos.
Ainda existe a possibilidade de não se azulejar. Tintas especiais, a base de epóxi, oferecem boa resistência e durabilidade. E finalmente você também pode revestir seu banheiro de mármore, o que lhe trará um resultado muito mais luxuoso e requintado.
Quando o assunto for a louça sanitária as opções também são infinitas. Vasos e cubas , hoje em dia, tem desenhos mais funcionais e bonitos. Não é preciso usar aquela cuba oval, de embutir, tradicional. Modelos sofisticados de sobrepor, de apoio, e até as maravilhosas cubas de válvula de escoamento escondidas, da Deca, representada pela Aquarela, estão à disposição em Manaus. A louça sanitária produzida no Brasil está entre as oito melhores do mundo. Tanto na qualidade do material quanto nos desenhos modernos e arrojados. Insisto que procure as brancas. Vasos sanitários coloridos podem ser uma armadilha. Uma boa parte das doenças provoca variações na cor da urina e quando a louça é colorida isso não é facilmente observável. Crianças e pessoas idosas acabam por ser prejudicadas quando diagnosticadas um pouco mais tarde do que seria possível. Leve também em conta, ao escolher sua louça, a quantidade de litros de agua necessários para a descarga. Isso varia e é um fator importante.
Metais de banheiro é um assunto sério. Geralmente é a parte mais cara do seu banheiro. Mas qualidade é fundamental. Nada pior do que tudo muito bonito e aquela torneira descascando ou bambeando quando aberta. Grandes fabricantes dispõem de uma variedade infinita de modelos e todas devem ser ¼ de volta. As monocomandos são as rainhas da festa. São os misturadores mais modernos do mercado e muito práticos para quem usa água quente e fria no banheiro. Seu arquiteto pode orientá-la sobre seu uso.
As pedras de bancada devem sempre, de alguma forma, acompanhar as tonalidades escolhidas. Se possível prefira as claras. Procure usar mármore ou granito nas bancadas. As de vidro são lindas mas, no dia a dia, acabam por dar dor de cabeça. Qualquer respingo de água aparece com destaque e você vai passar a vida com o paninho de limpeza na mão. São mais indicadas para lavabos. Particularmente gosto de rodapés de pedra separando a parede do piso. O encontro dos dois nunca fica muito bonito sem isso, além de ser um lugar que acaba por encardir. Nunca dispenso rodapés, seja onde for, paredes azulejadas ou não. Acho que parede sem rodapé é igual calça sem cinto. Se percebe logo que está faltando alguma coisa.
Em alguns casos mais privilegiados ainda se pode ter uma banheira de hidromassagem. Nesses casos é sempre bom que ela seja localizada ao lado do box. Nada mais desconfortável do que, depois de um relaxamento no bem bom da banheira você tenha que atravessar o banheiro todo para tomar a ducha saideira. Outra coisa importante é deixar um ponto para uma ducha manual, próxima a cabeceira.. Ela vai ser útil em várias situações.
Nos box tente colocar pisos antiderrapantes. É sempre mais seguro.
Lavabos são sempre um caso à parte. Todo mundo quer caprichar. Não é necessário azulejá-los, aliás isso não se usa mais. Os azulejos nas paredes tem por função primeira bloquear a umidade dos chuveiros. E lavabo não tem chuveiro, fazendo os azulejos desnecessários. Se vocêbusar um rodapé mais largo,de granito ou mármore, vai impedir que os respingos da limpeza atinjam as paredes e obter um efeito muito mais sofisticado. Pode usar tintas especiais, rodameios, texturas suaves, brincar com as cores. Modelos modernos de cubas e bancadas para lavabos, em aço e vidro, podem ser encontrados na Open House, assim como detalhes e acessórios. Use muitos espelhos, uma linda torneira de bica alta, quadros na parede, enfim, faça do seu lavabo um cartão de visita.
Edição 17 de setembro de 2005 - Correio Amazonense.