sábado, dezembro 10, 2005

VARANDAS TROPICAIS

Já falamos sobre a delicia das varandas, principalmente em uma cidade tropical como a nossa. São lugares em que costumamos reunir amigos, bater papo e tomar aquela cervejinha indispensável. Mobiliá-las com conforto é imprescindível. Mas na hora da escolha dos móveis é preciso muita atenção também à sua durabilidade. Móveis para varanda são sempre especiais.
Antigamente não havia muita opção. Nas casas de nossos avós eles costumavam ser de ferro batido. Quem não se lembra daqueles bancos duros, geralmente pintados de branco, que entrava ano e saia ano e estavam sempre lá? Algumas casas ainda tinham móveis de madeira que davam um trabalho enorme. Tinham que ser repintados sempre, e assim mesmo raramente ficavam perfeitos. Expostos ao tempo, entre chuva e sol, não havia o que resistisse. Hoje a coisa mudou. Surgiram materiais novos, como as fibras sintéticas, resinas impermeabilizantes poderosas, o plástico especial, e os tecidos já tratados. Tudo isso veio permitir um mobiliário mais leve, mais confortável e mais bonito.
Manaus nos oferece uma ampla gama de opções. Aconselhado por seu arquiteto ou decorador você pode decidir-se ainda pelo alumínio que, vindo a ser usado na fabricação de cadeiras, mesas e etc, nos trouxe soluções muito mais práticas e resistentes. É o material do momento, pela sua leveza e durabilidade e por dispensar uma manutenção complicada. Oferece uma resistência maior que a do plástico, que ao sol e chuva acaba por ressecar e não tem condições de restauro. Temos móveis em alumínio, de alta qualidade e bom gosto fabricados em Manaus, o que é uma vantagem insuperável. Garantia de fabricante é uma coisa séria, e você precisa contar com ela, pois, mesmo nas coisas de alto padrão podem surgir defeitos. E nada como ter o fabricante próximo para soluções rápidas. Nada pior do que para resolver um probleminha qualquer se ter que ficar sujeito a uma espera nunca menor do que quarenta dias.
As fibras sintéticas também estão aí para simplificar. Em cores e formatos variados atendem a toda e qualquer escolha. Também resistem ao sol e são de fácil manutenção e conserto.
Outra opção para um consumidor exigente é usar móveis de teca, madeira importada da Indonésia própria para ambientes externos. Mas, embora sejam indicados para sol e chuva, a inclemência do nosso clima dá a essa madeira uma coloração acinzentada e aparência de descuido. Para ser usada em avarandados é perfeita, mas exposta ao tempo vai sofrer desgaste violento.
Outra coisa importante é o ombrelone ou guarda sol. Para um tamanho de mesa que receba seis pessoas você vai precisar de um ombrelone de aproximadamente 3,5 m de diâmetro, que pode ou não ser usado fixo no chão. Lindamente coloridos eles dão um charme especial ao seu jardim.
Quando chega a hora de mobiliar a varanda da casa nova geralmente o dinheiro está curto. Você já gastou um horror na obra, todo o mobiliário interno etc e tal. Não faça a bobagem de resolver suas varandas de qualquer jeito. Aguarde um pouco, o mundo não se fez em um dia. Dê uma folga para o bolso e quando se encontrar pronto faça o melhor possível. Mobiliário de varanda deve ser de qualidade e qualidade custa caro.
E agora é curtir a vida que afinal, ninguém é de ferro.
Vera do Val Grobe rosebud.rose.bud@uol.com.br - www.rosebud.rose.bud.zip.net
Edição 12 de novembro de 2005 - Correio Amazonense.