domingo, dezembro 18, 2005

ESCOLHA SEU BALCÃO DE COZINHA

Bonita, higiênica, durável e fácil de limpar. Essa é a pia ideal. Podemos ter tudo isso em um só produto? A resposta é não. Quando o assunto é pia de cozinha é preciso que se leve em conta suas prioridades. Todos os materiais têm seus pontos fortes e fracos, nenhum deles é perfeito Uns são mais bonitos, mas frágeis, outros apresentam um aspecto nobre, mas exigem um trato de limpeza mais atento. Para que você possa escolher sua bancada com mais conhecimento técnico vamos falar sobre esses materiais um a um.

Aço inox – É uma liga metálica que contém níquel, cromo, carbono e ferro. De acordo com as porcentagens desses materiais o aço pode ser mais ou menos resistente à abrasão e corrosão. O mais indicado para pias de cozinha é o AISI 304, que contém menos ferro e mais níquel. Um truque conhecido é você aproximar um imã. Se ele for atraído o aço é o AISI 430, que contém mais ferro e sofre corrosão mais rapidamente. O aço inox é mais higiênico pois não apresenta porosidades, suporta bem o calor de panelas quentes, mas em contrapartida é um material que risca e amassa com certa facilidade. Jamais use uma faca para cortar qualquer coisa contra o tampo, e muito cuidado com as batidas. Para sua manutenção só água e sabão. Se quiser melhorar seu brilho use cera líquida ou vaselina, ou ainda produtos abrasivos como Kaol e pano seco. Bancadas riscadas podem ser polidas novamente pelo fabricante.
Mármore – É uma rocha composta de minerais carbonatados, que são pouco resistentes. Existe uma infinidade de mármores mas os mais indicados para uso em cozinhas são os brancos, eles têm a granulação mais fina o que os torna menos porosos. Compre sempre tanto o mármore como o granito com um fornecedor de confiança. A origem e qualidade da pedra são fatores fundamentais. O tempo passa e o mármore, embora frágil, continua a ser sempre o material mais bonito para acabamentos. São pedras sensíveis a ácidos, o limão e o vinagre podem manchar sua bancada. Poroso ele absorve sujeira e se o encaixe da cuba e bancada não for muito bem feito haverá acúmulo de germens. Para manutenção basta detergente e água. De três em três meses você pode usar um removedor para tirar gorduras e aplicar uma cera incolor à base de silicone. Também pode ser polido em caso de restauração.

Corian – material desenvolvido pela Dupont, empresa americana, é um composto de alumina com resinas acrílicas e pigmentos. A empresa garante sua resistência por dez anos desde que não tenha mau uso. Cuidado na compra, existem materiais similares mas que não tem a resistência do Corian. Exija o selo da Dupont. É um material que pode ser moldado de acordo com as necessidades do cliente e as opções de cores e texturas é enorme. Não é poroso e as emendas entre bancada e cuba são imperceptíveis. Como ponto fraco tem uma resistência média à abrasão, embora maior que a do mármore ou aço inox. Pode sofrer riscos. Também só água e detergente para manutenção. Riscos leves podem ser retirados com esponjas grossas, riscos mais profundos podem ser reparados por empresas credenciadas pela Dupont.

Granito – É uma rocha composta por minerais silicosos (bastante resistentes), entre eles quartzo, feldspato e mica. Há vários tipos de granitos e os mais recomendados são os verdes, vermelhos e marrons. Para testar a qualidade da pedra use um canivete e risque a parte de baixo da bancada. O granito de boa qualidade não solta grãozinhos. É o material que menos sofre riscos e mantém seu brilho natural por muito tempo.. Apesar de muito menos poroso que o mármore também absorve óleo e restos de alimentos, sendo a junção entre a bancada e a cuba um belo depósito de germens. Use apenas água e detergente em sua limpeza e a cada três meses um removedor de gorduras e uma cera à base de silicone. Também pode passar por um novo polimento quando muito envelhecido.