sábado, dezembro 10, 2005

UM SONHO DE CONSUMO


Ter uma banheira de hidromassagem é um conforto que todos querem desfrutar. O mercado oferece em vários tamanhos, desde as pequenas, quase infantis, as duplas, e ainda o modelo spa caseiro que permite o uso por várias pessoas ao mesmo tempo.
Sem grandes dificuldades é possível instalá-la em seu banheiro. Com um pouco de quebra- quebra, um bom pedreiro, um encanador e um eletricista, o trabalho pode ser feito rapidamente e você desfrutar daquele banho de espuma que a gente vê no cinema. Agora, se sua casa ainda está em fase de construção tudo fica muito mais fácil. Em ambos os casos esteja atento a duas coisas : vazamentos e infiltrações.
Comece por ler atentamente o manual de instruções. Ele existe para que não se faça besteira. Com o manual na mão a primeira providência é chamar o eletricista. Ele que deverá puxar do quadro de luz um ponto de energia para o conjunto moto bomba e aquecimento da água. Verifique que o aquecedor funcione em 220volts. É sempre mais econômico. Uma dica é utilizar um aquecedor de acumulação, e não o de passagem. Importante existir um ponto elétrico só para o aquecedor, evitando interferências entre o motor e a água.
Não se esqueça nunca do aterramento. Choques são perigosos. Para evitá-los também. coloque o interruptor distante da banheira, lembre-se que água é excelente condutor de energia. .Você pode ainda usar um transformador no interruptor, o que vai lhe dar mais segurança.
Com a parte elétrica pronta é hora do encanador. Ele vai preparar o fornecimento de água e a drenagem do esgoto. No caso de uma adaptação essa água pode ser puxada do encanamento do chuveiro, mas é preciso entradas para água quente e fria. O escoamento pode ser ligado ao esgoto do banheiro. Mas preste atenção que o ladrão da banheira também esteja conectado. É recomendável que a laje, onde a banheira for ser instalada, seja impermeabilizada. Em casos de apartamentos recomenda-se um ralo nessa laje, interligado à saída de esgoto. Assim se impede um eventual vazamento no apartamento de baixo.
Agora o pedreiro. Ele vai assentá-la sobre a laje. Verifique que o motor esteja acessível para a manutenção. De preferência faça uma pequena porta removível e vazada para ventilar o motor. Existem inúmeras boas marcas de hidromassagem no mercado. Observe a que mais lhe convém inclusive analisando o que exatamente faz parte de cada uma delas. Alguma vem mais completas que outras. Para revestir as opções são muitas. Mármore, granito, cerâmica, o que o seu bom gosto mandar.
Duas observações são fundamentais. Não deixe de colocar uma ducha manual na banheira. Ela é importante. Quando se está imerso na água e precisa-se de águas limpa, para, por exemplo, enxaguar os cabelos essa ducha é importante. Outra coisa: lembre-se que a banheira deve sempre estar ao lado do box do chuveiro. Nada pior que depois de um relaxamento maravilhoso se queira tomar uma chuveirada e se seja obrigado a sair banheiro à fora pingando água.
Banheira de hidromassagem é um sonho de consumo. Mal instalada pode virar um pesadelo.


Atenção:

Nunca carregue a banheira pela tubulação. Ela pode trincar.
Teste antes de colocá-la no lugar. Encha de água e deixe por 24 horas. Verifique se tem vazamentos
Com a banheira cheia teste o motor
Nunca ligue sua banheira se ela estiver vazia.