domingo, dezembro 18, 2005

O MUNDO COLORIDO DAS PASTILHAS


Pastilhas de porcelana são muito antigas. Podemos encontrá-las, magníficas, e resistindo bravamente ao tempo, em construções do começo do século passado. Formando composições e mosaicos, davam alegria e resistência para as fachadas. Hoje estão no auge da moda. Sejam de porcelana, vidro, resina, até de coco, madeira ou aço inox, elas vem substituindo os azulejos e as cerâmicas em pisos e revestimentos com um resultado, no caso de fachadas, infinitamente superior.
São muito usadas em revestimento de prédios, principalmente em regiões que alterações climáticas ou maresia danificam com rapidez a pintura. A porcelana e o vidro apresentam baixíssima absorção o que é muito importante em uma cidade como Manaus, com um alto índice de chuvas e umidade no ar. Isso vai evitar que soltem com a mesma facilidade que as cerâmicas em geral. O mesmo princípio pode ser levado em consideração quando se trata de piscinas, além de se obter um efeito muito bonito. O mercado atende com uma enorme variedade de cores e nuances o que vai permitir resultados mais personalizados.
Outra grande vantagem das pastilhas de porcelana é o peso e sua grande resistência ao tráfego intenso. Todos conhecem o Viaduto Santa Ifigênia, cartão postal de São Paulo.. É a maior prova disso. Construído em 1913, com ferro importado da Bélgica, e reformado nos anos 70, ele é todo revestido de pastilhas Jatobá em forma de desenhos clássicos e coloridos. Está perfeito até hoje, suportando um tráfego de milhares de pessoas diariamente. Suas pastilhas são foscas e antiderrapantes. Foram escolhidas, durante a reforma, também pelo seu peso, cerca de 11 k o metro quadrado, inferior a qualquer outra opção.
Pastilhas exigem sempre mais cuidado no assentamento. Você deve usar arga-rejuntes, uma espécie de argamassa e rejunte juntos, evitando assim defeitos nas frestas. Pode também usar rejuntes coloridos, embora o mais comum seja o cinza e o branco. Em pastilhas de vidro é preciso atenção redobrada. As completamente transparentes precisam de um serviço perfeito. Vale sempre lembrar que a cor pode e vai ser alterada pela argamassa. Isso também vale para as ligeiramente transparentes. Uma parede de pastilhas, de vidro fosco ou resina brancas, assentadas com argamassa comum cinza vai apresentar um efeito horrível de encardido.
A limpeza também, quando do rejuntamento , é fundamental. As de porcelana brilhante, se não for feito um serviço com delicadeza, podem riscar e ficar um pouco opacas. Pano ou esponja muito limpos, calma e tranqüilidade. Vale a pena porque o efeito final é deslumbrante.
Hoje todas elas são usadas também em paredes internas para efeitos especiais de decoração. Um hall de entrada, uma parede de living e até em trabalhos de mobiliário são detalhes muito explorados pelos arquitetos e que conferem uma elaboração a mais ao projeto. Pastilhas de aço inox, e em cores, são a grande novidade do mercado. O efeito é interessante e sofisticado. Madeira e casca de coco também oferecem esse requinte.
Vera do Val Grobe rosebud.rose.bud@uol.com.br - www.rosebud.rose.bud.zip.net
Edição 26de novembro de 2005 - Correio Amazonense