domingo, dezembro 18, 2005

ANO NOVO, CASA NOVA




Todos nós temos um impulso forte de dar uma mudada na vida e nas coisas que nos cercam a cada ano que se inicia. Você pode começar pela sua casa. Nem sempre é preciso uma despesa enorme; um novo visual pode ser conseguido com um rearranjo geral, poucas compras e muita criatividade.

Que tal uma nova pintura? Uma cor mais alegre e moderna? Porque não fazer isso agora e aproveitar para colocar aquela parede com uma cor maravilhosa na sua sala? Se existe uma coisa que faz milagres em qualquer ambiente é a bendita da tinta. Novas tonalidades e novas combinações estão disponíveis nas boas lojas da cidade. Se for preciso faça uma consultoria com um bom decorador ou arquiteto. Sempre é mais seguro.

Mude suas cortinas. Reaproveite o que der, e o que não der dá de presente para alguém. Mas troque. Pense nas persianas, tão leves e atuais. Outra idéia é mudar o tecido de sofás e poltronas, é uma solução transformadora e não tão cara assim. Cores mais alegres e, se não for possível trocar tudo, sempre se pode usar um chale ou manta colorida sobre o sofá. Além de estarem na moda eles protegem o tecido do móvel e permitem uma lavagem sem problemas. E também se pode alterná-los. Com duas ou três dessas mantas você varia a paisagem da sua sala quando bem desejar. E almofadas, muitas delas. Mude a posição dos móveis e objetos, puxe aquele tapete, compre um abajour novo. Existem lindos no mercado e abajoures sempre oferecem um requinte a mais ao ambiente. Com exceção do rack de TV, som e coisas que exigem tomadas elétricas, tudo o mais pode sair do lugar. Cadeiras, mesas, sofás, poltronas, estantes, não existe limite para sua imaginação. Dê uma vasculhada nos seus guardados, um antigo objeto de decoração pode ser facilmente reaproveitado.

Com pouco custo é possivel dar uma reciclada em alguns móveis. Eles podem ser pintados, ou patinados. Por que não reformá-los? Se tiver uma mesa antiga porque não lhe dar um novo tampo de mármore? Uma mudada na posição dos quadros na parede pode ser fundamental.

Se a proposta for uma plástica mais radical ainda, pense na possibilidade de pintar os azulejos do banheiro. É muito simples. Ou trocar aquela bancada que já está fora de moda. Na cozinha também vale fazer uma revolução. Mude os puxadores dos armários, procure no mercado novos acessórios, mais modernos, e se a geladeira estiver meio feinha passe uma tinta bem colorida nela. Ataque os quartos. Colchas novas tem um efeito transformador muito grande. Se for pintar tudo porque não fazer uns rodatetos interessantes? Você pode usar tinta para isso ou procurar nas boas lojas aqueles barrados lindos de papel de parede.

Na verdade o importante mesmo é sair da rotina e começar o ano novo com alma nova também Uma boa reviravolta na casa pode ser um santo remédio contra o stress.

Vera do Val Grobe
rosebud.rose.bud@uol.com.br - www.rosebud.rose.bud.zip.net
Edição 3 de Dezembro de 2005 - Correio Amazonense