segunda-feira, janeiro 09, 2006

HOJE É NATAL!

A casa está cheia, as crianças alvoroçadas girando em torno dos adultos, tudo é festa e antecipação. É hoje que você vai preparar aquela mesa maravilhosa Se não houve tempo de organizar coisas mais sofisticadas algumas idéias de última hora podem ajudar.
Velas. Teve tempo de providenciar as suas? Talvez ainda dê para uma corrida até uma loja qualquer. As lojas de presente sempre têm velas maravilhosas, se não encontrar procure no supermercado. Até aquelas velas grandes e gordas conhecidas como “velas dos sete dias”, podem servir. Basta colocá-las em um recipiente bonito, uma taça de cristal, uma bandeja pequena com três ou quatro delas, alguns raminhos verdes ou pedregulhos. Jogue um pouco de purpurina e pronto. É só acender.
Com as flores é a mesma coisa. Você pode dar uma assaltada no seu jardim, fazer uma coisa simples e caseira. Afinal o Natal é isso. Uma festa em que a família, o lar, o amor e o carinho são o ponto mais importante.
Outra idéia bonita e bem esperta é providenciar cartolina branca cortada em pequenos cartões. Distribua para a criançada, juntamente com lápis de cor, e peça-lhes que façam cartões para cada um dos convidados. E use esses cartões para marcar os lugares à mesa. Além de enfeitar você se livra da meninada por toda a tarde. Se tiver um pouco de purpurina, contas ou sementes dê isso para eles. Com cola vão fazer verdadeiras obras de arte.
Improvise um centro de mesa. Vale usar bolas de natal, seixos, frutas pequenas como limões, flores do seu jardim, até pequenos gravetos. Aqueles restos de cachos de coquinho que a gente vê nas palmeiras dão arranjos lindos. Se usar um spray prateado neles vai obter um efeito muito especial. Aliás sprays podem ser um recurso e tanto. Você pode passar em alguns legumes, como abóboras ou tomates, em frutas como coco, limão, laranjas e preparar assim um belíssimo arranjo de frutas prateadas, douradas ou multicoloridas.
Sobre a toalha de mesa espalhe um pouco de frutas secas ou folhas pequenas bem verdes, pode brincar com alguns laços de fita vermelha envolvendo os guardanapos ou em volta dos copos, uma peça de cristal com vela flutuante e pétalas de rosa, tudo é motivo de alegria e improvisação. Se puder acenda algum insenso pela casa, vai ajudar a energizar e criar um ambiente aconchegante e receptivo.
O que vale mesmo, esta noite, é esquecermos um pouco do mundo complicado que nos asfixia, e lançarmos um olhar terno e amoroso para nossos amigos, nossa família. Lembrarmos que a cada Natal renascemos juntos com o Deus menino, com muito mais fé e esperança. Natal não é consumo, não é luxo, não é presente. Natal é um estado beatífico de espírito em que o que mais importa é o amor.
Um abraço apertado e carinhoso para todos os nossos leitores.

Vera do Val Grobe
rosebud.rose.bud@uol.com.br - www.rosebud.rose.bud.zip.net
Edição 24 de Dezembro de 2005 - Correio Amazonense