sábado, julho 15, 2006

Sua casa e sua saúde

Providências na hora de decorar

A preocupação quando se vai decorar uma casa com os eventuais problemas alérgicos dos moradores deve ser uma constante no trabalho de um bom profissional. Aquela poeirinha caseira cheia de ácaros e fungos pode desencadear crises terríveis, e é sempre melhor prevenir do que remediar.
Segundo a SBAI ( Sociedade Brasileira de Alergia e Imunopatologia) é alarmante o número de pessoas alérgicas no mundo: cerca de 30% da população em geral sofre de algum tipo de alergia. Hoje em dia existem muitos produtos já com um tratamento especial e antialérgicos, tais como tapetes, colchões e travesseiros, mas é preciso alguns cuidados fundamentais na manutenção da casa.

Dicas para uma casa saudável

1. Ventilação: manter janelas abertas durante o dia: não tenha receio: vento não faz mal!
2. Móveis: o mobiliário deve ser simples, com bordas lisas e de fácil limpeza.
3.Limpeza: deve ser feita diariamente, com água, sabão e produtos de limpeza adequados. Evitar produtos com odor ativo, como os derivados de amoníaco. Evitar usar vassouras e espanadores bem como aspiradores que não tenham filtros para reter partículas bem pequenas.

4. Colchões e travesseiros: Trocar travesseiros uma vez por ano: preferir modelos com espuma inteiriça. Evite penas ou flocos. Encapar colchões e travesseiros com capas especiais contra ácaros Trocar as roupas de cama semanalmente.

Decoração: Quarto

SIM: Poucos quadros; edredons; armários com portas fechadas; persianas ou cortinas pequenas e fáceis de lavar; piso vinil, cerâmicos ou madeira; camas simples; parede pintada; decoração simples com poucos objetos expostos; poucos móveis e afastados das paredes.

NÃO: Bichos de pelúcia; cobertores; estantes abertas; cortinas grandes com bastante detalhes e babados; carpete; beliche, cama baú; papel de parede; muitos enfeites, com almofadas; muitos móveis com tapetes.

Decoração: Sala

SIM: Sofás de couro, vinil ou plástico; tapetes pequenos, fáceis de lavar; estantes fechadas com portas de vidro; persianas e cortinas leves; poucas almofadas com capas de zíper; mobiliário com bordas lisas de fácil limpeza.

NÃO: Estofados de tecido; carpete e tapetes difíceis de tirar; estantes abertas; cortinas grandes e com muito detalhes; muitas almofadas difíceis de lavar; mobiliário com tecido e entalhados.
vera grobe