sexta-feira, março 03, 2006

CASAS INDUSTRIALIZADAS

Rapidez Economia Tecnologia Qualidade.



Atualmente, o Brasil domina a tecnologia de obras industrializadas, tanto na área industrial quanto na residencial, possibilitando a execução de construções com rapidez, e qualidade. Chamada nos Estados Unidos de “steel frame”, no Brasil o método é conhecido como “ construção à seco
Especificamente na área residencial, a construção industrializada se mostra uma opção muito mais rápida e competitiva tanto para satisfazer as exigências do residencial de alto padrão quanto para projetos desenvolvidos para o segmento de baixa renda.
Diversas construtoras nacionais têm se especializado neste segmento oferecendo sistemas de construção com o mesmo nível de tecnologia empregado em Estados Unidos, Canadá, Austrália, e muitos outros países. Existem empresas que já executam o pacote de projetos para este sistema construtivo, indicando todos os materiais de acordo com o padrão da obra. Entre elas está a Casa Prática, da empresa MVC, de Curitiba. O sistema emprega estrutura metálica amarrada e vedada com painéis de fibra de vidro reforçada com resina termoplástica. Segundo Sérgio Bastian, coordenador de negócios da MVC, a Casa Prática foi aprovada em testes de desempenho e homologada pela Caixa Econômica Federal, que financia imóveis construídos por esse sistema. A empresa oferece casas com metragens de 36 m2, 42 m2 e 63 m2. Outra empresa que apresenta solução de baixo custo e rápida execução é a Quick House, de Porto Alegre, que oferece casas industrializadas feitas com chapas metálicas. O sistema, que admite qualquer acabamento, foi desenvolvido para lojas e residências de classe média, e foi adaptado para atender à demanda por unidades habitacionais populares. É vendido em kits para montagem por mutirão.

Utilizando estes avanços, casas populares podem ser construídas em série em menos de 30 dias, e residências de alto padrão em até 120 dias, prazos impossíveis de atingir em construções convencionais.

O sistema industrializado de construção usa basicamente produtos padronizados de tecnologia avançada, em que os elementos construtivos são produzidos industrialmente, onde a matéria prima utilizada, os processos de fabricação, suas características técnicas e acabamento passam por rigorosos controles de qualidade. Estes materiais padronizados permitem uma redução significativa de mão de obra, evitando também desperdícios e erros.

Projetos:
Apesar da obra ser industrializada, o arquiteto não é dispensável e o projeto pode ser concebida em qualquer estilo, e tamanho, com diferentes distribuições internas, com ou sem desníveis, obedecendo é claro as características técnicas dos materiais utilizados. Como a construção em steel frame é muito rápida os projetos arquitetônicos e de instalações devem estar prontos antes do inicio da obra, pois existe a necessidade de que todos os materiais sejam comprados de acordo com o cronograma da obra que é muito preciso.

Foto- Residência na serra da Cantareira - São Paulo - SP
Projeto: Arquiteto Domingos Miguel D´Arsie

- Pesquisa – ANFACER- Metálica