segunda-feira, janeiro 09, 2006

HORA DOS ROLOS E PINCÉIS

Alguns conhecimentos a respeito dos pincéis e rolos é indispensável para que se obtenha uma pintura perfeita e durável.A qualidade e acerto na hora da escolha deles vai também determinar a economia de tinta ou seu desperdício.
Os rolos são usados para a pintura de áreas grandes garantindo um serviço mais bem feito e maior economia na tinta usada. Rolos de lã de carneiro ou mesmo os sintéticos são indicados para aplicar tintas a base de água, latex PVA ou acrílico. Para se aplicar tinta epóxi existe um rolo especial. Os rolos de espuma são especiais para a aplicação de esmaltes, vernizes, tintas a óleo e complementos, como fundo de madeira e metal. Já os de espuma rígida ou borracha são peças especiais próprias para dar o efeito de texturas.
Pincéis e trinchas devem ser usados para áreas menores e utilizados na aplicação de esmaltes, vernizes, tintas a óleo, tintas látex e complementos, como fundo para madeiras, fundos para metais e seladores. Também são os mais indicados para se pintar detalhes, cantos, recortes, e superfícies de portas e janelas. É importante destacar que os pincéis de cerdas grisalhas são para uso de tintas PVA e acrílica, enquanto os de cerdas escuras para se trabalhar com esmaltes, tintas a óleo e vernizes.
Para que pincéis, trinchas e rolos não se estraguem e possam ser aproveitados uma segunda vez é importante uma boa limpeza antes de guardá-los. Os que contiverem resíduos de tintas à base de água, como acrílica e PVA, basta lavá-los com água e sabão. Já os que foram usados em aplicações de esmalte, tintas a óleo ou vernizes o primeiro passo é retirar todo o excesso de tinta com jornal e depois lavá-los com aguarrás.
Após todo o material ser limpo ele deve ser posto para secar. Em seguida é aconselhável arrumar as cerdas de pincéis e trinchas com um pente umedecendo-os com óleo vegetal, para em seguida serem envoltos em papel impermeável e guardados.

Dicas para manutenção de pincéis

-Nunca deixe a tinta secar , limpe-os imediatamente após o uso.
-Use o diluente adequado para cada tipo de tinta e depois lave-os com água e sabão.
-O uso de shampoos e creme rinse melhoram a perfomance dos pincéis.
-Jamais use água quente pois pode deformar os pelos ou cerdas.
-Penteie com os dedos.
-Até sua completa secagem mantenha-os com os pelos para cima.

Dicas de pintura

-Para melhor empunhadura prefira os de cabo de madeira crua em vez dos de plástico ou madeira pintada.
-Pincéis de corte angular são excelentes para recortes precisos em superfícies próximas.
-Pinceis de cerdas sintéticas são mais adequados para tintas à base de água
Pinceis com cerdas naturais são indicados apenas para tintas à base em solventes.
-Pincéis grossos permitem um filme de tinta mais espesso e uniforme, portanto com maior cobertura e durabilidade.
-Amarre uma esponja grossa ou pedaço de pano em volta do cabo dos pincéis . Isso evitará que a tinta escorra e suje o chão.
-Se for necessário interromper o trabalho por um ou dois dias não é necessário limpá-los. Envolva seus pinceis em papel alumínio ou em um saquinho plástico e guarde na geladeira. Isso impedirá que ressequem.
Vera do Val Grobe