quarta-feira, janeiro 25, 2006

SEGREDOS DA PINTURA PERFEITA

Para que se obtenha um resultado perfeito é preciso que a parede esteja impecável antes do rolo de tinta entrar em ação. Aqui em Manaus um dos maiores problemas que temos é a umidade. Com essa quantidade fantástica de chuvas sempre acaba por existir alguma infiltração, manchas, bolhas na parede, que não adianta nada tentar esconder com uma mão de tinta e tudo bem. Elas voltarão. O importante é se detectar de onde está vindo a água. Se o caso são tetos mofados, como por exemplo os banheiros, que são ambientes úmidos e nem sempre bem ventilados, vale a pena uma boa limpeza com água sanitária antes de passar a tinta. O cloro faz milagres. Mas se a água vier do solo nos pisos ou paredes aí a coisa é mais complicada. É preciso se descobrir de onde vem a umidade. A saída é remover não só a pintura mas também o chapisco e o reboco e aplicar produtos impermeabilizantes diretamente na alvenaria.
Lixas são fundamentais. Tiram a camada de gordura, que porventura tenha se instalado, pequenas imperfeições e sobretudo “barrigas” da alvenaria que, se a nova tinta for brilhante ou de cores vivas acabariam por ser ressaltadas e são muito feias. Lixas finas, a partir de 400. Grossas acabam por deixar as paredes arranhadas. Outro recurso em caso de paredes com pintura esfarelando ou descascando são os fundos preparadores que devem sempre ser usados em caso de repintura. Em casos mais graves de descascamento é preciso remover toda a tinta e o reboco, regularizar com massa corrida, esperar a secagem e repintar. Em casos de buracos na parede mais profundos e com diâmetro superior a 0,5cm não se deve usar massa e sim uma argamassa. O único problema é que, como a argamassa leva cimento, o reparo leva 30 dias para curar (secar totalmente).
De resto é só escolher as cores, procurar uma boa marca e contratar mão de obra de boa qualidade. Não adianta nada regatear nisso porque você pode ter um grande esperdício de material e acabar pior do que antes. Procure sempre ver trabalhos anteriores dos profissionais e pedir referências. A melhor recomendação é sempre um cliente satisfeito.
Vera do Val Grobe