segunda-feira, janeiro 09, 2006

TENDÊNCIAS 2006



Os estilos e tendências em revestimentos cerâmicos que ditam a moda na Europa e que estarão aportando no mercado brasileiro foram apresentados na Cersaie – Salone Internazionale della Cerâmica per Edilizia e dell’Arredobagno uma das maiores feiras mundiais do setor
A Cersaie, que aconteceu de 27 de setembro à 1o de outubro, em Bolonha, na Itália é onde a industria cerâmica do mundo todo expõe suas tendências. Realizada num pavilhão de 156 mil metros quadrados, com cerca de cem mil visitantes do mundo inteiro, a feira mostrou o que pode ser o futuro da cerâmica em 2006. Os revestimentos inspirados em couro, madeira, cimento e fibras ainda estão em alta na mostra, só que cada vez mais próximos da realidade, o que representa grande avanço tecnológico. Entre as tendências apontadas, estavam os grandes formatos de porcelanatos como por exemplo de 1,20 m x 1. Faixas estreitas de metal e mármore substituem faixas e tozzetos em banheiros, obtendo-se um efeito mais clean.

A participação de empresas de porte nacionais, tais como Cecrisa, Eliane, Ceusa, Incepa, Portobello e Giotoko traz para o Brasil novos conceitos que , com certeza , serão aplicados à sua produção no correr de 2006
O crescimento do porcelanato também foi destaque. Já ocupa 80% dos lançamentos, contra apenas 20% dos produtos cerâmicos. Chegou para ficar. Rústico ou mais sofisticado, ele vem em formatos grandes, esmaltados e reproduzindo placas de metal e de cobre. Nos rústicos a semelhança com pedra natural é impressionante. Com dificuldades se consegue distinguir um do outro. As pastilhas também vêm com força total, principalmente as de vidro puro. Em tamanhos minúsculos, (0,5x0.5 -1,0x1,0) em cores vibrantes e transparentes.
As cores psicodélicas do ano passado, como os verdes, amarelos e laranjas florescentes se restringiram a poucos fabricantes. As cores suaves, o beije e o branco ainda mantém seu lugar de destaque embora o vermelho e o azul apareçam contrastando. Na linha de louça sanitária as formas quadradas estão em alta. Cubas sobrepostas ou de apoio em linhas retas e simples, sempre em cores muito claras. O branco ainda é o mais sofisticado. Metais e acessórios acompanham, mais geométricos e clean.
Vera do Val Grobe